PROJETOS 2021

Performance Deusas Mulheres

As mulheres, até Rainhas e Santas, em todas as épocas foram obrigadas a "contornar" obstáculos. Chegados ao século XXI e as mulheres continuam condicionadas pela sua pertença ao género feminino. Vivem em torno de constrangimentos e preconceitos impostos pela sociedade onde se inserem. Estes preconceitos são causa e consequência de uma ditadura de género que determina formas de ser e de estar diferentes a mulheres e a homens. A desigualdade começa no preconceito.

Deusas Mulheres é realizado por mulheres da comunidade que se inspiram nas próprias vidas para refletir nas mulheres deste século, na violência contra as mulheres que é um obstáculo à concretização da igualdade entre mulheres e homens, violando gravemente os direitos da pessoa humana e as suas liberdades fundamentais. O Teatro da Transformação é voz contra a violência contra as mulheres, sem ser contra os homens. O Teatro da Transformação acredita na transformação da sociedade através da erradicação de preconceitos, que permitam a TODOS (homens e mulheres) ser verdadeiramente LIVRES.

Mulheres Deusas é o resultado artístico de muitos debates, descobertas, preconceitos, lutas e muito amor que nós mulheres ainda, infelizmente, precisamos de trazer à luz para que haja a transformação e possamos viver livres como qualquer outra pessoa.

O Teatro da Transformação destaca-se pelo processo da criação artística. Processo esse focado na comunidade, no respeito pelas pessoas, as suas ideias, as suas facilidades e dificuldades, mas principalmente nas suas histórias.


Projeto anual 

Sagrado Mundo Feminino 2021

O Projeto Sagrado Mundo Feminino cresceu há 4 anos como resposta a apoiar o Grupo de Apoio à Vítima de Violência Doméstica do Município de Alcobaça. Mulheres da comunidade fizeram crescer um grupo de apoio a todas as mulheres onde anualmente apresentam um espetáculo para toda a comunidade. Este projeto tem sido um sucesso aos olhos do público feminino e masculino, que se revê e admira os trabalhos apresentados. Por todos estes motivos e com os olhos postos no nosso mundo, faz-nos sentido que este projeto se espalhe.

Objetivos:

- criar um grupo de apoio, de confiança de partilha ao género feminino;

- Apresentar ideias/opiniões criando debates a vários pontos de vista do mundo feminino;

- Apresentar em forma de teatro as experiências do grupo.


Projeto Bienal 

Grupo de Teatro Amador

Através de um Grupo de Teatro Amador para Todos (independentemente do género ou da idade) é possível trabalhar várias falhas que infelizmente ainda existem na nossa sociedade. O Teatro é uma forma bem física de sentir conceitos que deviam ser óbvios, mas que ainda não estão enraizados, tais como: a desigualdade de género, que todos somos criativos, que apesar de diferentes somos todos iguais e todos merecemos respeito e temos o dever de respeitar e principalmente que somos responsáveis da nossa vida.

Objetivos:

- Descobrir o teatro. Os conceitos, os exercícios, as técnicas na teoria e na prática.

- Trabalhar tudo o que somos: o nosso corpo, os nossos pensamentos e as nossas emoções.

- Dar ferramentas e segurança para compreenderem que somos diferentes e que por isso devem cuidar e respeitar mais o Outro tornando-se melhores Cidadãos e a pouco e pouco tornando o mundo melhor. 


Workshops

Os workshops do Teatro da Transformação são curtos momentos mágicos onde os participantes são desafiados a divertirem-se e a brincar. A nossa sociedade é tão exigente na aparência que quando observamos alguém divertido, feliz e animado não conseguimos associar a essa pessoa caraterísticas como responsável, profissional e cuidador. No entanto, uma coisa não tem nada a ver com a outra, verdade?

Estes workshops servem para termos um tempo para sermos nós, a nossa criança, a nossa essência, sem medo do julgamento, sem medo de fazer figuras parvas. É o momento de nos entregarmos ao desafio, à brincadeira e principalmente à descoberta do que cada um é. 

Workshop para Crianças - Grupo 1 ou Grupo 2 - 50min

Nível 1 - Para crianças entre os 5 e os 10 anos,

Nível 2 - Para crianças entre os 10 e os 16 anos;

Curtir com o Teatro - Nível 1 e/ou Nível 2 - 1h cada

A partir dos 16 anos | Nível 1 para quem nunca fez teatro | Nível 2 para quem tem experiência teatral

Curtir as Improvisações - 1h30

Apenas para quem frequentou o workshop "Curtir com o Teatro de nível 2"

Mulheres que se querem conhecer - 2h

Para mulheres com mais de 18 anos


Projeto Escolar 

Eu posso ser o/a meu/minha Super-Herói/Heroína

Um projeto para apoiar o crescimento Interior de Todos os Seres Humanos Independentemente da idade.

A nossa comunidade ainda não é perfeita, mas a comunidade são as pessoas e podemos melhorar todos os dias, verdade?

Este projeto foca-se em ouvir os participantes e propor-lhes assuntos simples mas importantes, que os podem ajudar a ter uma vida melhor ao aprender a lidar consigo e com o outro.

O dia-a-dia acaba por ser uma rotina de semanas, meses e anos sem tempo para pararmos. Há coisas que deviam nascer com todas as crianças: saber o que pensam, conhecer os seus sentimentos, e ser consciente das suas ações, o respeito, a confiança, acreditar, sonhar, o saber dizer não quando é descorfável o toque do outro, ser lutador/a do que se quer na vida, etc. mas cada vez se vê mais violência neste mundo e menos compreensão. Se estivéssemos bem com o nosso Eu/Mundo (físico, emocional e mental) haveria tanta violência?

De pequenino se torce o pepino, mas a verdade verdadinha é que a correria não nos permite ouvir as crianças e muitas vezes as coisas óbvias escapam-nos. Muitas vezes sentem culpa, sentem-se sozinhas, sentem-se mal-amadas e isso escapa-nos, mas não devia!

Se em pequeninas as crianças fossem ouvidas e compreendidas quando fazem queixinhas que nós adultos não ligamos muitas vezes, na adolescência haveria mais coragem para essas mesmas crianças/jovens fazerem queixa de que foram abusadas/os? Muitos jovens não contam que foram violentados/as porque acham que não vão acreditar neles/nelas, porque se sentem queixinhas, porque têm receio que os/as vejam como não lutadores.

Tentamos diariamente incumbir os valores importantes (quais?), e fazemos o melhor que conseguimos, mas olhando para o mundo que nos rodeia é urgente fazer um bocadinho mais.

Podemos incentivar as crianças a serem uns Seus Super-Heróis, na escola a cuidar dos mais fracos, em casa a ajudar os pais, mas principalmente a serem Super-Heróis por saberem lidar com o que SÃO. É um trabalho de muitos e muitos anos, mas talvez seja também o trabalho mais importante que falta no mundo, esse trabalho que se chama Trabalho Interior.

Objetivos

- Criar espaço para escutar os participantes;

- Apresentar temas e debates importantes para a criação de um bom Ser Humano;

- Utilizar práticas de expressão dramática onde os participantes compreenderão as ideias debatidas com o seu próprio corpo.